terça-feira, 23 de novembro de 2010

ENTREVISTA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC




UFABC: entrevista com diretor de RH, Maurício Bianche

Segundo o coordenador de recursos humanos da Universidade Federal do ABC, Maurício Bianche Wojslaw, a intenção é nomear os aprovados no concurso para o preenchimento de 105 vagas, em diversos cargos,já a partir de janeiro. Porém, ressalta que isto dependerá de autorização do MEC. Ele destaca que, posteriormente, diversas outras poderão ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso, em caso de reposição de pessoal ou criação de vagas. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o coordenador de RH também adianta que a instituição pretende realizar outro concurso no decorrer do primeiro semestre de 2011, para docentes em diversas áreas.

A Universidade Federal do ABC realiza concurso público para o preenchimento de 105 vagas em diversos áreas. Fale um pouco sobre o que o órgão tem feito no sentido de valorizar e incentivar os funcionários.
A universidade é composta por duas categorias de servidores,ou seja, por dois termos de carreira, que são os docentes e os técnicos administrativos. Especificamente este concurso é destinados para técnicos administrativos. Como forma de valorização, os técnicos têm um novo plano de carreira, que foi reformulado em 2005 através da lei 11091. Esta lei trouxe uma nova diretriz, pois anteriormente havia o plano de carreira, mas sem incentivos que pudessem realmente valorizar ou incentivar as pessoas a investirem nestes cargos. A partir de então, a nova política de valorização dos servidores é baseada nos termos de capacitação e gestão por competências. Então a universidade trabalha o máximo possível a parte de capacitação dos servidores e qualificação, trazendo excelência para o serviço publico e ao mesmo tempo colaborando com a progressão funcional destes servidores dentro do seu próprio plano de carreira. Isso possibilita que o funcionário progrida de acordo com a capacitação que vai realizando de acordo com suas atribuições profissionais e também das qualificações. Estas qualificações são relacionadas com os níveis acadêmicos, além aqueles exigidos para suas atribuições normais do cargo. Então é uma política baseada em treinamento e em desenvolvimento. Na realidade essa politica de valorização do servidor é o que mais fortalece ou incentiva nossos profissionais. Isso permite com que a carreira seja muito dinâmica neste sentido.

Quais benefícios são oferecidos para os servidores?
Os servidores tem benefícios padrões da administração pública federal, que incluem auxilo- alimentação, auxilio-transporte, assistência saúde. Esta assistência se refere a uma parcela de um valor que é estipulado de acordo com um tabela referente à idade do funcionário, número de dependentes e faixa salarial. Esta tabela é progressiva e estipula um valor indenizatório a partir do momento que o servidor contrata um plano saúde individual. Esta é a politica adotada pela UFAbc, pois exitem outras formas em outras Universidades Federais. Na UFAbc pagamos um parcela que, na verdade, é um auxílio indenizatório caso o servidor contrate um plano de saúde individual por adesão. Além disso, temos o auxilo pré-escolar , para aqueles que tem filhos até seis anos de idade. Então realmente são os benefícios básicos. Agora o que pode interessar mais aos servidores é o fato de que, além da remuneração, composta pela somatória do seu vencimento básicos e aos benefícios previstos por lei, os servidores também possuem aquilo que chamamos de incentivo à qualificação. O servidor, quando entra e tem qualificações em adição à exigida para o cargo, ou seja , se ele prestou concurso para nível médio e possui nível superior, ou se possui superior e alguma especialização, recebe imediatamente um percentual, que possui como valor base seu vencimento básico. Por exemplo, se um servidor de nível médio possui graduação relacionada com atribuição do cargo que desenvolver na universidade pode ter de 5% a 10% de acréscimo no vencimento básico. Ou então, se possui especialização de 20 ou 27%, mestrado de 35% ou 52%. Isso para quem possui nível médio.


Os aprovados no atual concurso passarão por algum tipo de treinamento? Como funciona?
Sim, passam por um tremamento. Nós temos uma atividade que é pioneira nas universidade federais, que é a "ambientação". Então toda vez que entram novos servidores nós os juntamos e temos uma série de atividades que dizem respeito a parte institucional e organizacional. Com isso eles vão saber realmente o que é a UFAbc, a filosofia da instituição. Nestas atividades nós destacamos também a área que cada servidor vai atuar. Fazemos esta ambientação para que, quando o profissional entrar em sua área, já possua uma boa noção da filosofia da universidade, o que a instituição espera de seus servidores e saber o que instituição pode agregar.
A prova para este concurso está prevista para 19 de dezembro. O senhor poderia dar alguma dica de estudo?São cargos de diversas especialidades. O que acho muito interessante destacar para quem está se preparando é o que diz respeito a parte de Legislação e Direito Administrativo. O que tem acontecido hoje é que os concursos públicos são muitos visados, porém, a grande maioria desses novos servidores entram sem experiência nenhuma e sem nenhuma concepção do que é ser servidor público, nem de quais são suas obrigações e seus direitos e deveres. Então precisamos trazer servidores mais preparados. Existe um conflito muito grande quando entra novos concursados pois vem uma cultura da iniciativa privada, então precisamos introduzí-los no âmbito público. Convém ressaltar então, que vamos dar muita atenção para a parte de Direito Administrativo e das legislações especificas das áreas. Ou seja, aquilo que realmente pode garantir que o servidor venha para área com o conhecimento necessário para ser um servidor público. A especialidade ele aprenderá de acordo com a necessidade da administração.


Há previsão de início das convocações dos classificados?
Não existe uma previsão concreta, a classificação será feita o quanto antes ou assim que o MEC nos liberar. De acordo com o novo decreto que através MEC foi publicado, nós temos um cronograma para uma possível liberação para nomeação ainda no final do ano. Então claro que se tivermos esta liberação para este ano e para que todas as logísticas sejam feitas de forma adequada e obedecendo as leisleitorais, nós poderemos nomear estes candidatos logo no início de 2011, talvez ainda em janeiro.



Neste novo concurso, há possibilidade de convocações posteriores, durante o prazo de validade do concurso?
Sim. A universidade está em formação do seu quadro. O que estamos oferecendo seria um número final de servidores que comporão o quadro efetivo da universidade. Entretanto, a UFAbc está em expansão ao mesmo tempo que ela está em implantação. Então esperamos que o MEC nos autorize novas vagas e nós utilizaremos este mesmo concurso para nomeações posteriores. Veja que nesta mesma semana estamos fazendo uma ambientação com 50 novos servidores que prestaram concurso em 2008. Então o concurso que tinha validade de um ano foi prorrogado pelo mesmo período e estamos no final da sua vigência e chamamos estes últimos candidatos, aproveitando uma liberação de vagas do MEC. Então aproveitamos nossos concursos o máximo possível. Claro que se tivermos novas liberações vamos aproveitar este concurso também.


Além deste concurso, a Universidade Federal do ABC se programa para realizar outros, para outros cargos, a curto ou a médio prazo? Qual a previsão do edital?
Para técnico administrativos estas são a vagas que estavam faltando para compor nosso quadro, então não temos nenhuma previsão de uma próxima seleção para estes cargos. Agora temos concursos que estão em andamento e serão abertos provavelmente no primeiro semestre do ano que vem, para docentes do terceiro grau. Estas também são áreas muito especificas e para defini-las precisamos primeiramente esperar a entrada de novos docentes na universidade e verificar a possibilidade de envolvimento das áreas acadêmicas para então definirmos as áreasque vamos oferecer. Este concurso para docentes está em planejamento de acordo com a expansão da faculdade e da abertura de novos cursos. Nós temos um quadro a cumprir de 700 docentes. Hoje nós temos aproximadamente 400 professores, então temos vagas para mais 300. Ou seja, este concurso para docentes que deverá ser aberto no início de 2011 deverá trazer para universidade cerca de 300 vagas.

Que mensagem o senhor deixaria para os interessados em ingressar na Universidade Federal de ABC?
A Universidade Federal do ABC veio para agregar muito a região e nacionalmente também. Os novos servidores que vieram para universidade serão desafiados de uma forma a participar dessa instituição que agregará muito para o ABC e para o Brasil inteiro. É um grande desafio e satisfação para que eles implantem a universidade que há muito tempo foi esperada em nossa região. Nós estamos aqui com muito trabalho e ao mesmo tempo sentimos muito carinho pela universidade.
_____________________________________________________
Entrevista feita para o jornal FOLHA DIRIGIDA -Edição 1.282/Novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário