terça-feira, 23 de novembro de 2010

ENTREVISTA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC




UFABC: entrevista com diretor de RH, Maurício Bianche

Segundo o coordenador de recursos humanos da Universidade Federal do ABC, Maurício Bianche Wojslaw, a intenção é nomear os aprovados no concurso para o preenchimento de 105 vagas, em diversos cargos,já a partir de janeiro. Porém, ressalta que isto dependerá de autorização do MEC. Ele destaca que, posteriormente, diversas outras poderão ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso, em caso de reposição de pessoal ou criação de vagas. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o coordenador de RH também adianta que a instituição pretende realizar outro concurso no decorrer do primeiro semestre de 2011, para docentes em diversas áreas.

A Universidade Federal do ABC realiza concurso público para o preenchimento de 105 vagas em diversos áreas. Fale um pouco sobre o que o órgão tem feito no sentido de valorizar e incentivar os funcionários.
A universidade é composta por duas categorias de servidores,ou seja, por dois termos de carreira, que são os docentes e os técnicos administrativos. Especificamente este concurso é destinados para técnicos administrativos. Como forma de valorização, os técnicos têm um novo plano de carreira, que foi reformulado em 2005 através da lei 11091. Esta lei trouxe uma nova diretriz, pois anteriormente havia o plano de carreira, mas sem incentivos que pudessem realmente valorizar ou incentivar as pessoas a investirem nestes cargos. A partir de então, a nova política de valorização dos servidores é baseada nos termos de capacitação e gestão por competências. Então a universidade trabalha o máximo possível a parte de capacitação dos servidores e qualificação, trazendo excelência para o serviço publico e ao mesmo tempo colaborando com a progressão funcional destes servidores dentro do seu próprio plano de carreira. Isso possibilita que o funcionário progrida de acordo com a capacitação que vai realizando de acordo com suas atribuições profissionais e também das qualificações. Estas qualificações são relacionadas com os níveis acadêmicos, além aqueles exigidos para suas atribuições normais do cargo. Então é uma política baseada em treinamento e em desenvolvimento. Na realidade essa politica de valorização do servidor é o que mais fortalece ou incentiva nossos profissionais. Isso permite com que a carreira seja muito dinâmica neste sentido.

Quais benefícios são oferecidos para os servidores?
Os servidores tem benefícios padrões da administração pública federal, que incluem auxilo- alimentação, auxilio-transporte, assistência saúde. Esta assistência se refere a uma parcela de um valor que é estipulado de acordo com um tabela referente à idade do funcionário, número de dependentes e faixa salarial. Esta tabela é progressiva e estipula um valor indenizatório a partir do momento que o servidor contrata um plano saúde individual. Esta é a politica adotada pela UFAbc, pois exitem outras formas em outras Universidades Federais. Na UFAbc pagamos um parcela que, na verdade, é um auxílio indenizatório caso o servidor contrate um plano de saúde individual por adesão. Além disso, temos o auxilo pré-escolar , para aqueles que tem filhos até seis anos de idade. Então realmente são os benefícios básicos. Agora o que pode interessar mais aos servidores é o fato de que, além da remuneração, composta pela somatória do seu vencimento básicos e aos benefícios previstos por lei, os servidores também possuem aquilo que chamamos de incentivo à qualificação. O servidor, quando entra e tem qualificações em adição à exigida para o cargo, ou seja , se ele prestou concurso para nível médio e possui nível superior, ou se possui superior e alguma especialização, recebe imediatamente um percentual, que possui como valor base seu vencimento básico. Por exemplo, se um servidor de nível médio possui graduação relacionada com atribuição do cargo que desenvolver na universidade pode ter de 5% a 10% de acréscimo no vencimento básico. Ou então, se possui especialização de 20 ou 27%, mestrado de 35% ou 52%. Isso para quem possui nível médio.


Os aprovados no atual concurso passarão por algum tipo de treinamento? Como funciona?
Sim, passam por um tremamento. Nós temos uma atividade que é pioneira nas universidade federais, que é a "ambientação". Então toda vez que entram novos servidores nós os juntamos e temos uma série de atividades que dizem respeito a parte institucional e organizacional. Com isso eles vão saber realmente o que é a UFAbc, a filosofia da instituição. Nestas atividades nós destacamos também a área que cada servidor vai atuar. Fazemos esta ambientação para que, quando o profissional entrar em sua área, já possua uma boa noção da filosofia da universidade, o que a instituição espera de seus servidores e saber o que instituição pode agregar.
A prova para este concurso está prevista para 19 de dezembro. O senhor poderia dar alguma dica de estudo?São cargos de diversas especialidades. O que acho muito interessante destacar para quem está se preparando é o que diz respeito a parte de Legislação e Direito Administrativo. O que tem acontecido hoje é que os concursos públicos são muitos visados, porém, a grande maioria desses novos servidores entram sem experiência nenhuma e sem nenhuma concepção do que é ser servidor público, nem de quais são suas obrigações e seus direitos e deveres. Então precisamos trazer servidores mais preparados. Existe um conflito muito grande quando entra novos concursados pois vem uma cultura da iniciativa privada, então precisamos introduzí-los no âmbito público. Convém ressaltar então, que vamos dar muita atenção para a parte de Direito Administrativo e das legislações especificas das áreas. Ou seja, aquilo que realmente pode garantir que o servidor venha para área com o conhecimento necessário para ser um servidor público. A especialidade ele aprenderá de acordo com a necessidade da administração.


Há previsão de início das convocações dos classificados?
Não existe uma previsão concreta, a classificação será feita o quanto antes ou assim que o MEC nos liberar. De acordo com o novo decreto que através MEC foi publicado, nós temos um cronograma para uma possível liberação para nomeação ainda no final do ano. Então claro que se tivermos esta liberação para este ano e para que todas as logísticas sejam feitas de forma adequada e obedecendo as leisleitorais, nós poderemos nomear estes candidatos logo no início de 2011, talvez ainda em janeiro.



Neste novo concurso, há possibilidade de convocações posteriores, durante o prazo de validade do concurso?
Sim. A universidade está em formação do seu quadro. O que estamos oferecendo seria um número final de servidores que comporão o quadro efetivo da universidade. Entretanto, a UFAbc está em expansão ao mesmo tempo que ela está em implantação. Então esperamos que o MEC nos autorize novas vagas e nós utilizaremos este mesmo concurso para nomeações posteriores. Veja que nesta mesma semana estamos fazendo uma ambientação com 50 novos servidores que prestaram concurso em 2008. Então o concurso que tinha validade de um ano foi prorrogado pelo mesmo período e estamos no final da sua vigência e chamamos estes últimos candidatos, aproveitando uma liberação de vagas do MEC. Então aproveitamos nossos concursos o máximo possível. Claro que se tivermos novas liberações vamos aproveitar este concurso também.


Além deste concurso, a Universidade Federal do ABC se programa para realizar outros, para outros cargos, a curto ou a médio prazo? Qual a previsão do edital?
Para técnico administrativos estas são a vagas que estavam faltando para compor nosso quadro, então não temos nenhuma previsão de uma próxima seleção para estes cargos. Agora temos concursos que estão em andamento e serão abertos provavelmente no primeiro semestre do ano que vem, para docentes do terceiro grau. Estas também são áreas muito especificas e para defini-las precisamos primeiramente esperar a entrada de novos docentes na universidade e verificar a possibilidade de envolvimento das áreas acadêmicas para então definirmos as áreasque vamos oferecer. Este concurso para docentes está em planejamento de acordo com a expansão da faculdade e da abertura de novos cursos. Nós temos um quadro a cumprir de 700 docentes. Hoje nós temos aproximadamente 400 professores, então temos vagas para mais 300. Ou seja, este concurso para docentes que deverá ser aberto no início de 2011 deverá trazer para universidade cerca de 300 vagas.

Que mensagem o senhor deixaria para os interessados em ingressar na Universidade Federal de ABC?
A Universidade Federal do ABC veio para agregar muito a região e nacionalmente também. Os novos servidores que vieram para universidade serão desafiados de uma forma a participar dessa instituição que agregará muito para o ABC e para o Brasil inteiro. É um grande desafio e satisfação para que eles implantem a universidade que há muito tempo foi esperada em nossa região. Nós estamos aqui com muito trabalho e ao mesmo tempo sentimos muito carinho pela universidade.
_____________________________________________________
Entrevista feita para o jornal FOLHA DIRIGIDA -Edição 1.282/Novembro

REDES SOCIAIS: UM PASSAPORTE GARANTIDO PARA DIVERSAS CULTURAS.


Ajudando na formação de novos grupos a partir de gostos similares,as redes sociais contribuem para a universalização das culturas e ajudam os Otakus a se manterem atualizados e a expandirem sua tribo.


As redes sociais estão atingindo um elevado índice de crescimento no Brasil. Segundo a pesquisa feita pela Agência Click, em Janeiro deste ano, o Brasil possui 70 milhões de usuários da internet, destes 79% estão em redes sociais. Estas rede são um meio de conectar as pessoas umas as outras, por meio da internet. Seus sites têm como base o perfil do usuário, com informações do que gosta ou não, reunindo pessoas com o mesmo interesse, assim facilitando as relações pessoais.
O orkut é uma das maiores redes sociais do Brasil, com 55 milhões de usuários. Aliás, se o orkut fosse um estado do nosso país, teria a maior população, segundo dados da mesma pesquisa. Essa rede permite que amigos de infância se reencontre, além de formar novos grupos com gostos similares, facilitando a comunicação e troca de informação entre eles, através das comunidades, como é o caso das comunidades Otakus.
Fernando Allen Pedra Rodrigues, estudante de Administração de Empresas, de 19 anos, é dono de uma das maiores comunidades Otakus do orkut, Sou Otaku, com Orgulho, atualmente com 35.825 membros. Porém no início este crescimento não foi imediato e muito menos rápido. "Criei a comunidade no dia 5 de Junho de 2005, ela demorou bastante para chegar nos 5000 membros, cerca de uns dois anos. A partir dai foi um crescimento constante e regular, até chegar nos atuais 35mil", explica.
Quando criou a comunidade seu principal objetivo era quebrar com o preconceito que as pessoas tinham em relação a quem gosta de animes, ou seja, os desenhos japoneses, e tentar desassociar a imagem do otaku da figura de anti-social, rotulada por muitos. " Meu intuito era bem relacionado com o nome da comunidade, 'Sou Otaku, com Orgulho!'. Quando a criei a cultura de animação japonesa ainda não era tão difundida no Brasil, e existia um certo preconceito. A imagem de quem assistia esses desenhos japoneses era associada a imagem de nerd, imaturo e anti-social", ressalta. Segundo o jovem, hoje esse preconceito ainda existe, mas em menor escala, já que agora os animes também estão em peso na televisão aberta. "Não consegui de fato dissolver estes preconceitos, na verdade o que a comunidade faz mesmo é reunir pessoas com o mesmo gosto", ressalta.
Sou Otaku, com Orgulho é uma comunidade muito divertida e dinâmica. Pessoas com os mesmos interesses se tornam membros e se conhecem, falam sobre coisas que só elas entendem e até marcam de se encontrar algumas vezes. " Eu mesmo já encontrei em eventos de animação japonesa alguns membros da comunidade. Ela funciona básicamente como um fórum, e com um grande potencial de ser um meio de divulgação", aponta.
Hoje em dia os brasileiros gastam, em média, 23 horas e 12 minutos por mês conectados a internet. Exatamente o que gastamos de Tóquio, a capital do país dos animes, para São Paulo. Fernado tem esta consciência, do tempo que as pessoas gastam na internet, e percebe a importância que sua comunidade adquiriu na vidas de seus membros. " A comunidade é um lugar online agradável para se passar um tempo e conhecer otakus. A comunicação online ocupa uma parte considerável do dia a dia de muitas pessoas, o que faz com que mesmo algo na internet seja fundamental em suas vidas",enfatiza.
Em mais de cinco anos gerenciando sua comunidade, Fernando percebeu que sem as redes sociais seria complicado conhecer e ficar em contatos com pessoas diferentes do seu ciclo de amizade, mas que gostam do mesmo assunto. " Até é possível conhecer pessoas fora da internet, mas é bem mais difícil. Em quase todas as capitais do Brasil acontecem os eventos de animação japonesa, o Anime Friends em São Paulo é o mais famoso, e nesses eventos a gente acaba conhecendo um monte de gente também. Mas é claro que a internet facilita muito, e manter contato com as pessoas que conhecemos nas feiras, é possível, graças a ela." analisa.
A estudante Larissa Corregio, de 15 anos, é um dos membros da comunidade Sou Otaku, com Orgulho, e acredita que a internet e as redes sociais são essenciais para se manter bem atualizada e conhecer pessoas que tem o mesmo gosto, principalmente quando o assunto é otaku. " Participo destas redes sociais primeiramente para saber novidades, pois apesar de estar crescendo, não são todos que sabem o que é a cultura otaku e o que isso significa. Fiz grandes amigos pelo orkut, pessoas que eu nunca vi pessoalmente, mas que conheço e mantenho contato online à quase cinco anos",conta.
Não podemos duvidar que a internet facilitou as relações pessoais e o fluxo de informações entre redes de interesses comuns. Com seu crescimento cada vez mais acelerado, ela ultrapassa barreiras e alcanças fronteiras cada vez mais longe, tendo como principal aliada as redes sociais, que são um passaporte garantido para se conhecer diversas culturas.



Conheça outras redes sociais e dicas de mídias Otakus


BLOGs


O QUE É? O blog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira(o). É descrito como um diário on line, que possui uma alta freqüência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem).Os blogs tornaram-se o endereço virtual de muitas pessoas e empresas e não estão sendo mais considerado somente um diário. Tornou-se a fonte de obtenção de informações, ferramenta de trabalho e auxílio de diversos profissionais, especialmente jornalistas, repórteres e professores, sendo uma grande ferramenta de divulgação.
DADOS INTERESSANTES: O Brasil é o quarto país onde mais se lê blog. Hoje 2.600.000 brasileiros atualizam diariamente seus blogs.
DICAS DE BLOGS OTAKUS: " Universo Otaku": Blog dedicado a vários assuntos relacionados ao "universo otaku", como anime, tokusatsu, manga, game, música, entre outros. " Odotaku": O Dotaku, abreviação de "O Diário do Otaku", tem como proposta escrever sobre o otaku e seu dia-a-dia incluindo diversas notícias, curiosidades, polêmicas, cultura oriental, games, entre outros.


FACEBOOK


O QUE É? É uma rede social que reúne pessoas a seus amigos e com pessoas que trabalham, estudam e convivem, para compartilharem informações. A maioria dos seus conteúdos estão em inglês, mas o intedimento é fácil. O Facebook permite que outras pessoas encontrem o seu perfil, procurando pelo seu nome ou endereço de email, mas você pode proteger as informações particulares do seu perfil de qualquer um que você não tenha aprovado especificamente.
DADOS INTERESSANTES: A audiência do facebook no Brasil cresceu 40% de maio a junho de 2009.
DICAS DE FACEBOOK OTAKUS: Grupos - "OTAKU": Categoria Artes & Entretenimento - Gibis e Animação;"Directorio Otaku": grupo voltado aos otakus da república argentina.


TWITTER


O QUE É? O Twitter é um microblog, onde os usuários podem enviar e receber mensagem e informações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets".Quando você retransmite um "tweet", ele se torna um "retweet". Essa funcionalidade permite que você compartilhe o que é importante para você simplesmente clicando em alguns botões. As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real. Sendo um mecanismo ultrarrápido de disseminar notícias ou informações importantes.
DADOS INTERESSANTES: O Twitter creceu 1382%, isso só em 2008. São Paulo é a quarta cidade do mundo que mais usa o Twitter.
DICAS DE TWITTER OTAKUS: "Planeta_otaku" - bio: site especializado em fotos e informações sobre cultura pop japonesa. "espacootaku:" - bio: Twitter oficial do evento Espaço Otaku UP. "Otakuportal" - bio: Fanáticos por animes!


YOUTUBE


O QUE É? O YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos . É o mais popular site do tipo, devido à possibilidade de hospedar qualquer vídeos. Tendo uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.
DADOS INTERESSANTES: A cada ano 492.750 horas de conteúdo são publicados no youtube, enquato a Rede Globo produz somente 4.500 horas de conteúdo. no mesmo período. Os brasileiros são a segunda maior audiência no youtube.
DICAS DE YOUTUBE OTAKUS: "União otaku" - vários videos do programa do União Otaku exibido na TV União. "Canal de otakutopiakun" canal do youtube que disponibiliza diversos animes baixados da meikai animes e outros sites do gênero.
Fonte: Pesquisa Agência Click (janeiro/2010); Wikipédia e IGeduca.

_________________________________________________

Texto acadêmico elaborado para Projeto Integrado de Comunicação ( PIC) da UNIP -( Revista Otaku) - Novembro/2010