domingo, 24 de outubro de 2010

ENTREVISTA COM PREFEITO DE DIADEMA

Prefeito anuncia contratações imediatas

O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT) anuncia que a convocação dos aprovados no concurso promovido pela Prefeitura será imediata, assim que homologados os resultados finais. "A prefeitura prevê a ampliação dos seus quadros gradualmente, a partir dos dois próximos anos, fato que deve ter início no segundo semestre de 2011, mas que está condicionado ao comportamento da receita e despesas do município", diz. Desta forma, ele ressalta que, além das vagas iniciais, diversas outras poderão ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Em entrevista para a FOLHA DIRIGIDA, o prefeito fala sobre valorização do servidor público e condições de trabalho para quem pretende ingressar no quadro de servidores do município.

A prefeitura de Diadema realiza um grande concurso público para o preenchimento de mais de 400 vagas, distribuídas por diversos cargos. Fale um pouco sobre o que a prefeitura tem feito, em termos de valorização do servidor público.
Em termos de valorização do servidor é importante lembrar que, ao contrário da maioria das Prefeituras da região, Diadema, pelo segundo ano consecutivo,2009 e 2010, está aplicando integralmente o reajuste da inflação. Também está em fase final a implantação do nosso Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, que entre outras coisas, irá proporcionar aos servidores uma oportunidade de crescimento e valorização no cargo de origem. Existem alguns programas neste sentido de valorizar nossos servidores, como o " Programa de Qualidade de Vida do Servidor", implantado no início deste ano, sendo que, entre as ações, destaca-se pela criação do que chamamos de ECOAR, ou seja, Espaço de Convivência e Atividade de Recreação, onde os servidores contam com um local de descanso com acesso à Internet, televisão, biblioteca, jornais e revistas, além de jogos de mesa, dominó, xadrez e damas. Já está em funcionamento, na Secretaria de Obras. Devemos inaugurar mais dois espaços neste ano, um no Departamento de Limpeza Urbana e outro no Hospital Municipal e pretendemos levar este benefício para todas as áreas da Prefeitura; " Espaço Fortalecer", academia destinada ao servidor; "II Torneio Esportivo dos Funcionários Públicos", com diversas modalidades, como futsal masculino, vôlei misto e jogos de mesa, como dama e dominó, reafirmando desta forma o compromisso da Prefeitura em dar qualidade de vida aos seus servidores. Também possuimos uma " Avaliação Nutricional dos Servidores", com o objetivo de elaborar perfil nutricional, criando ações que incentivem a prática de atividades saudáveis. Além do "Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT", da Prefeitura de Diadema. Também estamos realizando e ofereceremos em todas as áreas da Prefeitura, o "Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA", que além de corrigir e proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores, irá garantir àqueles que eventualmente não estão recebendo adicional de insalubridade ou periculosidade passem a receber, ou seja, estamos atualizando todos os laudos ambientais.


A área com maior número de vagas é a de Saúde. Somente para técnico de enfermagem são 116. Fale um pouco sobre o que a Prefeitura tem realizado no sentido de investir nessa área
Na verdade, serão 110 para a lista geral e seis para as vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais. A Saúde é prioridade em Diadema. É importante destacar que Diadema destina aproximadamente um terço do orçamento para a área da Saúde, isto demonstra nosso comprometimento com a área. No ano passado nós destinamos aproximadamente R$3,5 milhões só para gratificação de médicos, neste ano recentemente aprovamos uma lei aumentando o valor pago nos plantões. Além da criação de mais 50 cargos de enfermeiros.

Já existe uma previsão de quando será iniciada a convocação dos aprovados ?
As contratações para a maioria dos cargos ocorrerá logo após a homologação do concurso público. A prefeitura prevê a ampliação dos seus quadros gradualmente a partir dos dois próximos anos, fato que deve ter início no segundo semestre de 2011, mas que está condicionado ao comportamento da receita e despesa do município.

Além das vagas iniciais, outros poderão ser chamados durante o prazo de validade do concurso?
Sim, sempre há esta possibilidade. Durante a validade do concurso, que é de dois anos, prorrogável por mais dois, poderão ser chamados mais candidatos além dessas vagas iniciais.

Já existe alguma expectativa de quantos candidatos são esperados para o concurso ?
Sim, existe está expectativa. Considerando os resultados dos últimos concursos realizados, ainda que o mercado de trabalho esteja aquecido, nossa expectativa é que se inscrevam mais de 20.000 candidatos.

Além deste, já existe a intenção de realizar outro concurso,posteriormente, para outros cargos?
A princípio, são estes os cargos e vagas necessárias para o momento. Contudo, caso no decorrer do prazo de validade deste concurso a Prefeitura entenda que deverá realizar novo concurso, isso será feito, sempre com o intuito de que os serviços prestados para o município sejam mantidos com qualidade.

Qual regime de contratação ?
O regime de contratação dos aprovados deste concurso será o estatutário.

Existem serviços terceirizados na prefeitura ? Em que áreas ? Existe a intenção de passar a preencher estas vagas por meio de aprovação em concurso público ?
Sim, em algumas áreas específicas há serviços terceirizados. Porém, estamos, após muitos anos, incluindo no concurso o cargo operacional, que tem como objetivo principal substituir de forma gradativa alguns destes serviços.

O senhor gostaria de deixar mais alguma mensagem para quem pretende ingressar no funcionalismo, por meio do concurso ?
Nosso objetivo é o de incentivar sempre o servidor pelas várias iniciativas já mencionadas anteriormente. Acreditamos que a qualidade dos serviços públicos passa necessariamente pelo atendimento ao cidadão. Nesse sentido, quando o funcionário se sente valorizado e prestigiado em sua função, ele cumprirá essa meta com a melhor das intenções e com bons resultados. Todos saem ganhando, principalmente a população.
____________________________________________________
Entrevista feita para o jornal FOLHA DIRIGIDA -Edição / 1.275/Setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário